Publicidade

Com a Copa do Mundo que já começou, decidimos trazer alguns estádios do Qatar, onde irão acontecer os jogos da copa, então trouxemos 5 Estádios do Qatar. Veja mais sobre eles:

KHALIFA INTER. STADIUM, DOHA

O primeiro estádio que trouxemos aqui, é o Khalifa International é o mais famoso e mais amado estádio do Qatar. Inaugurado em 1976, o estádio passou por uma transformação profunda e ultra moderna para a Copa.

Reaberto em 2017, o Khalifa já recebeu os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo, a Copa Asiática de Seleções e cinco jogos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2019, incluindo a final entre Liverpool e Flamengo.

Publicidade
Estádios do Qatar
Estádios do Qatar

Localizado na Cidade dos Esportes, complexo esportivo que abriga lugares como a icônica The Torch, o Aspire Park e o Aspire Dome, o Khalifa International tem capacidade para receber mais de 45 mil torcedores e será um dos grandes palcos da Copa do Mundo do Qatar.

AL BAYT STADIUM, AL KHOR

Esse estádio fica na cidade de Al Khor ao norte de Doha, o Al Bayt Stadium promete ser um dos mais belos estádios da Copa do Mundo do Qatar. Seu design inspirado nas bayt al sha’ar, tendas tradicionais usadas pelos povos nômades do Qatar e da região do Golfo Pérsico. Um projeto homenageia o passado do Qatar, enquanto mantém os olhos no futuro. 

Capacidade para 60 mil pessoas, depois da Copa o estádio será desmontado, sua estrutura modular superior será doada a países com pouca estrutura esportiva. Uma iniciativa que visa o desenvolvimento através do esporte em localidades pobres.

AL JANOUB STADIUM, AL WAKRAH

Já o Al Janoub Stadium, inspirado na tradicional colheita de pérolas a primeira grande atividade comercial do Qatar antes da descoberta do petróleo. O Al Janoub Stadium é certamente um dos mais belos estádios de futebol do mundo. Fica localizado na cidade portuária de Al Wakrah.

Publicidade

O estádio foi inaugurado em 2019 durante a final da Copa do Emir, com vitória do Al Duhail, de Doha. O projeto revela formas orgânicas e peroladas, um projeto da premiadíssima arquiteta Zaha Hadid que mergulhou na cultura catari para projetar essa pérola da Copa do Mundo do Qatar.

Veja sobre:

Veja os oito estádios da Copa do Mundo de 2022.

O futebol e suas curiosidades

AHMAD BIN ALI STADIUM, AL RAYYAN

Antigo estádio de Al Rayyan, que dará lugar ao moderníssimo Ahmad Bin Ali Stadium para a Copa do Mundo do Qatar. Localizado em Al Rayyan, vizinha a Doha e a uma curta distância do Khalifa International, o Ahmad Bin Ali Stadium fica na extremidade do deserto do Qatar.

Publicidade

Por essa razão, ele será um dos estádios mais sustentáveis da Copa, onde a preservação da natureza tem sido uma prioridade. Com capacidade para até 40 mil pessoas, o estádio será reduzido depois da Copa e a estrutura modular superior será doada para países pobres sem estrutura esportiva. Depois no fim do mundial, o estádio seguirá sendo a casa do Al Rayyan.

LUSAIL STADIUM, LUSAIL CITY

Por fim, na falta de mais uma cidade sede, o Qatar foi lá e construiu uma cidade a partir do nada. Lusail City não existia até há alguns anos e será uma das principais cidades da Copa do Mundo do Qatar e abrigará o Lusail Stadium. Projetado para abrigar até 80 mil torcedores, ele será o maior estádio da copa. Com um projeto moderno e arrojado, o Lusail Stadium esbanja referências artísticas e arquitetônicas do mundo árabe. 

Ao fim das competições, o comitê local da Copa do Qatar planeja remover e doar a maioria dos 80.000 lugares do estádio para projetos esportivos em países em desenvolvimento em todo o mundo. O Lusail Stadium receberá a grande final da Copa do Mundo do Qatar.