Publicidade

O futebol é mais do que uma paixão para os homens, é uma paixão que se tornou e sempre foi mundial. Embora muitos pensem que o futebol é dos brasileiros, o mérito na verdade vem de uma invenção da Inglaterra, esse esporte ganhou suas formas modernas no final do século XIX, então não é uma criação dos brasileiros, mas se tornou um esporte usado. Em todo o mundo como hobby ou mesmo como esporte a laser.

No mundo e principalmente no Brasil, o futebol se consolidou como um esporte de massa: embora existissem times de elite, a grande maioria dos times de futebol que permanecem até hoje se tornaram grupos de trabalhadores ou mesmo estudantes, que se reuniam para jogar futebol na campo do bairro ou mesmo na rua de casa.

Uma curiosidade bastante interessante sobre o futebol brasileiro é que a primeira torcida organizada que as pessoas têm à vista do público era formada por um grupo feminino muito grande e exclusivo. Essa torcida é uma torcida organizada do time Atlético Mineiro, cuja mãe de uma das fundadoras do time, chamada Dona Alicia, fez as bandeiras usadas pelas mulheres para torcer, meninas, mulheres, namoradas e companheiros dos homens, foi ao estádio torcer em seu time, o Atlético Mineiro.

Publicidade

Podemos dizer que hoje os torcedores organizados não estão lá ao mesmo tempo que Dona Alicia, então o futebol de hoje é altamente profissionalizado, então os clubes menores viraram grandes empresas que acabam lucrando muito com a venda de jogadores das categorias inferiores, assim beneficiando significativamente bem.

Os grandes clubes acabam fazendo a mesma coisa que os pequenos, mas vendem grandes jogadores que têm preços muito altos e colocam jogadores mais jovens em seu lugar, tudo para que eles também possam se tornar estrelas. Esse mecanismo acaba alimentando a indústria do futebol e mantendo-a até hoje.

Outra das curiosidades do futebol é que o desenvolvimento tecnológico também acompanha todo esse processo, já que são desenvolvidos novos materiais cada vez mais flexíveis e resistentes, todos para chuteiras, materiais leves que vão ajudar o corpo a respirar durante as partidas, bolas têm cada vez menos atrito no campo.

O resultado de tudo isso é um processo que fica mais claro quando ouvimos pessoas mais velhas, como pais ou avós, nos dizerem que o futebol não é mais o mesmo de antes, que o time e a camisa do time eram jogados com mais amor, e não por ganhar os altos salários pagos hoje.

Publicidade

Mas o que eles esquecem e não deveriam ser é que quase 90% dos jogadores profissionais recebem salários baixos e ainda aspiram a um ganho salarial muito alto, então ganham um salário muito alto e jogam por amor ao futebol.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre futebol, envie este texto para seus amigos e familiares.

Campeonatos

No Brasil os campeonatos masculinos mais conhecidos são, os campeonatos estaduais (paulistão, mineirão, carioca…), temos também o brasileirão (campeonato com pontos corridos que possui uma tabela e duas séries mais conhecidas A e B), campeonato copa do Brasil (campeonato mata-mata), Libertadores da América (campeonato jogado em toda a América do Sul) e o ganhador disputa o Campeonato Mundial com o ganhador da Champions League.