Publicidade

Sabemos que o esporte voleibol ou vôlei é um esporte muito praticado entre duas equipes numa quadra regular sendo assim muitas pessoas gostam de praticar esportes. Como o voleibol é praticado em uma quadra, é dividido por uma rede que é colocada na vertical sobre uma linha central no meio da quadra.

Além disso é preciso ter uma bola, que inclui diversos passos com as mãos, o objetivo principal do jogo é você lançar a bola por cima da rede e fazer com que ela toque no chão do adversário. Como qualquer outro jogo, o voleibol também existem regras e por isso vamos te mostrar quais delas você deve seguir para poder praticar esse esporte.Como em todos os jogos, no voleibol também existem regras e por isso vamos te mostrar quais delas você deve seguir para poder praticar esse esporte

Regras do Vôlei:

As principais regras do vôlei são:

Publicidade
  1. Cada equipe possui um técnico;
  2. Uma partida é constituída de 5 sets;
  3. Não existe tempo pré-determinado para cada set;
  4. Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos;
  5. Em caso de empate no set no final (24 x 24), a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25, etc.);
  6. Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola;
  7. Ganha a equipe que vencer três sets;
  8. Se houver empate nos sets (2×2) o 5º set será decisivo.

O que é considerado falta no vôlei?

Como falamos acima e explicamos as regras que são necessárias para você praticar o vôlei, são incluídos diversas faltas no ataque, saque, toques, rotação de jogadores, passe de bola e muitos outros. Para que você não leve falta deve prestar atenção nas regras.

Rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas próximas da rede, o jogador cometerá falta.

Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo.

Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola.

Publicidade

Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.

Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários.

Quantos jogadores em quadra?

Como falamos inicialmente o voleibol é um esporte que é praticado por duas equipes, cada equipe tem 6 jogadores, para começar a jogar você precisa ter 6 jogadores reservas dando um total de 12 jogadores por time.

Porém não existe somente o vôlei de quadra, temos o vôlei de praia, o diferencial do vôlei de praia é que é jogado na areia e contém somente 4 jogadores sendo 2 de cada time.

Posições do vôlei e seus Fundamentos:

Para começarmos o jogo, cada jogador tem sua posição dentro da quadra assim representada na ordem de rotação, vamos te mostrar como que deve se posicionar os jogadores inicialmente.

Publicidade

3 jogadores posicionam-se perto da rede e os outros 3 jogadores posicionam-se na linha de traz, assim tem jogadores em toda a área do time.

Os fundamentos do vôlei são:

  • Saque
  • Recepção
  • Levantamento
  • Ataque
  • Bloqueio

Cada jogada do vôlei tem início com os saques. O sacador, como é chamado o jogador que lança a bola, tem que arremessar a bola por cima da rede e dentro da quadra de seu adversário.

Os jogadores recebem o saque através do fundamento da recepção, geralmente feita través de recursos como a manchete ou o toque.

Os levantadores, como o próprio nome já indica, levantam a bola com a ponta dos dedos. Em seguida, passam aos atacantes que tentam marcar ponto ao lançar para o campo adversário.

Os atacantes colocam muita força na jogada e com um grande salto objetivam tocar o chão da equipe adversária para fazer o ponto.

Os adversários podem, no entanto, realizar um bloqueio ou defesa para que a bola volte e toque no chão da equipe que atacou.

Sendo assim, seguindo todas as regras e fundamentos do vôlei você consegue praticar o esporte de forma ideal e correta, podendo se divertir com esse esporte maravilhoso.