Publicidade

O Ballet é um exercícios que é muito completo, que trabalha seu corpo, mente e alma. Que acabam te trazendo benefícios incalculáveis. Uma das informações mais importantes do Ballet Clássico, é que ele foi considerado um dos exercícios físicos mais completos do mundo.

Os aspectos que os bailarinos mostram em seus resultados, são seus condicionamentos físicos, que trazem principalmente nos aspectos do equilíbrio psicológico, equilíbrio corporal e flexibilidade. Veja quais são os principais benefícios de praticar o Ballet:

  • Melhora sua respiração, pois acaba controlando mais a frequência da sua respiração e estimula a circulação sanguínea dos seus pulmões.
  • Melhora sua postura, o Ballet trabalha sempre com a consciências do posicionamento da sua coluna, do pescoço, concentração nas costas e abdômen para a manutenção das posições.
  • Trabalha sua flexibilidade, os movimentos são executado de forma alongada, que acaba trazendo um trabalho de amplitude natural do corpo, pela questão que são os passos básicos até os mais trabalhados com alongamento.
  • Trabalha sua agilidade e exatidão de movimentos, pois os movimentos do Ballet são limpos, exatos, com tempos contados, com o ritmo do Ballet.
  • Fortalece seus músculos, qualquer exercício que usamos força, seja repetida rapidamente ou lentamente, nossos músculos começam a se desenvolver de maneira inteligente para suportar cada vez melhor os estímulos, sejam nos músculos da perna, glúteos, abdômen, braços ou o coração mesmo.
  • Trabalha a sua musculatura abdominal e diminui suas medidas, pois a postura do Ballet é quase que um abdominal eterno.
  • Melhora sua coordenação motora para pequenos e grandes movimentos, geralmente são trabalhado em conjuntos, seus quadris, braços e cabeça.
  • Estimula seu condicionamento cardiovascular, com o conjunto da respiração controlada, mais o estímulo da circulação sanguínea, então o seu coração sente a necessidade de trabalhar mais e se tornar mais resistente.
  • Promove a sua sensação de bem-estar, pela questão das atividades feitas com música liberam mais endorfinas, acaba melhorando o sistema nervoso central, proporcionando a elevação da auto estima, que reduz seus sintomas depressivos e de ansiedade, ainda mantem o controle do seu apetite.
  • Promove a sua consciência corporal, acaba te fazendo permanecer músculos que você nem sabia que existia, então aprende a controlar eles.

Todos esses benefícios citados acima trazem outros benefícios derivados deles como: melhorar a postura imediatamente te livra de algumas dores de coluna; fortalecer músculos e melhorar a flexibilidade evitam dores de joelho e tornozelo que são causadas por deficiências de cartilagem, pois você aprende a equilibrar melhor a distribuição do peso na sua forma de andar; tem também o fato de você ter muito mais consciência corporal e coordenação motora, o que melhora muito a sua percepção de pequenas lesões, pois você passa a perceber os músculos, ossos, nervos e tudo que trabalha quando você faz mínimos movimentos.

Publicidade

O Ballet nos faz conhecer melhor o nosso corpo, nossos alcances e limitações, nos faz sentir mais fortes e com mais disposição. O Ballet também ajuda muito na perda de peso de forma saudável, por ser um exercício extremamente funcional, com vários tipos de dança ajudam na perda de peso.