Publicidade

Hoje vamos falar da Natação, que é praticada na água, com movimentos combinados de braços e pernas, que são realizados pelo homem após aprender por instinto. Portanto, a natação é uma atividade que pode ser muito útil e recreativa.

Por isso, é considerado um dos exercícios mais completos, a ponto de se exercitar por diversão ou até mesmo esporte, para ser utilizado com fins terapêuticos na recuperação de atrofias musculares e tratamento de problemas respiratórios e até cardíacos.

Além disso, a natação é muito importante como atividade física para a manutenção da saúde e como meio de defesa contra afogamentos ou mesmo em operações de resgate.

Publicidade

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações de todo o corpo, a natação é considerada um dos melhores exercícios físicos disponíveis, proporcionando grandes benefícios ao corpo, sendo também a única atividade física indicada para crianças menores de 3 anos.

Como deve ser a piscina para praticar natação?

A piscina oficial deve ter 50 metros de comprimento e 25 metros de largura. Portanto, deve ter oito raias dividindo a piscina, sendo cada uma ocupada por um único nadador, cada raia deve ter 2,5 metros de largura. E em profundidade, a piscina deve ter entre 1,35 metros e 2 metros de profundidade.

A temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C. Mas também existem temperaturas mais altas como 33,5° a 36,5° C, normalmente essas temperaturas são usadas em piscinas terapêuticas que são destinadas apenas a movimentos limitados, sendo muito altas para um mergulho . rigoroso. .

Existem 6 tipos diferentes de natação:
1- Mergulho aquático
2- Saltos
3- Natação sincronizada
4- Natação pura
5- Polo aquático
6- Águas abertas

Publicidade

Benefícios

Praticar Natação traz muitos benefícios, dando-lhe mais energia e sensação de bem-estar, relaxamento, leveza e liberdade, que lhe permitem enfrentar melhor o dia a dia. A natação provoca uma diminuição da dor, pois na água o corpo fica mais leve.

Os músculos posturais usados ​​para ficar em pé são menos estressados, permitindo que você envolva melhor os outros músculos, enquanto relaxa a região lombar. Essa leveza e relaxamento também são uma proteção contra lesões musculares e reduzem a frequência cardíaca.

Causando assim a ativação da circulação sanguínea, já que quando estamos na água, a pressão hidrostática permite que isso aconteça.

Assim, conseguimos uma melhor oxigenação muscular. Trabalhar um músculo bem irrigado tem um maior potencial de desempenho. A natação também tem um efeito benéfico na respiração, pois os movimentos feitos na água tonificam o diafragma, o músculo essencial da respiração, que permite uma melhor ventilação pulmonar.

A natação tem bons motivos para praticá-la, como a pressão da água, que tem um efeito de auto frenagem, que acaba impedindo o praticante de ir além de seus limites, diminuindo o risco de rupturas ou distensões musculares. Por fim, na água o corpo fica mais leve, o que permite realizar exercícios atléticos com grande facilidade. É uma ótima atividade para gestantes.

Publicidade

Contraindicações

Não existe contraindicações para fazer natação, todos são bem-vindos, desde bebês até idosos ou com deficiência.

É um esporte muito inclusivo. Também é muito utilizado para reabilitação ou emagrecimento.

Muitos médicos indicam também para pessoas que possuem problemas respiratórios.