Publicidade

O Auxílio Brasil é um aplicativo oficial que a Caixa Econômica Federal desenvolveu.

O nome da plataforma é “Auxílio Brasil CAIXA”, a plataforma foi desenvolvida nos últimos dias do mês de novembro do ano de 2021.

E nesse artigo, iremos falar a respeito do que é exatamente o Auxílio Brasil, como funciona, além de como você, como cidadão poderá participar.

Publicidade

Portanto, continue lendo a seguir para saber mais informações que são muito importantes para quem deseja participar.

O que é o Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é uma junção de 9 benefícios que são básicos e que complementam a renda das pessoas vulneráveis economicamente.

Além de tudo, é evidente que vai ser pago pelo Governo aos mais necessitados.

Você já pode fazer a instalação da plataforma do Auxílio Brasil nos celulares de sistema iOS (iPhone) e Android.

Publicidade

Este app é uma nova adaptação do que era antes o Bolsa Família, e por esse motivo as informações das pessoas que já eram cadastradas continuam a aparecer.

Como acessar o aplicativo Auxílio Brasil

Para conseguir acessar, as informações oficiais da plataforma indicam estas maneiras de ingressar:

  1. Se você preferir utilizar a senha antiga do app CAIXA Tem, basta apenas escolher a opção que diz: “Quero entrar com a minha senha do App CAIXA Tem”.

Após isso, precisa somente digitar a senha e número do seu CPF.

  1. Se preferir utilizar a senha dos outros aplicativos oficiais da CAIXA, é preciso apenas clicar na opção que diz: “Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil.

Após isso, precisa somente digitar a sua senha e o seu CPF.

  1. Se você não possuir a senha de nenhum dos apps da CAIXA, terá apenas que escolher por: “Quero entrar com a minha do App Auxílio Brasil”.

Ou por onde diz “Cadastra-se” e continue informando o que precisar na tela do seu smartphone para fazer o seu cadastro no aplicativo.

Publicidade

Como participar

A forma de inscrição que o Governo afirmou que será a mesma de antigamente.

Irá continuar sendo da mesma forma que era antes para o cadastro do Bolsa Família, isso mesmo, por meio do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico.

O Cadastro Único junta os dados sobre os grupos familiares de baixa renda que existem no Brasil. 

É através dele que o Governo Federal, estados e municípios fazem a identificação dos brasileiros que poderão participar do Programa.

Vale lembrar que o cadastro é feito em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou também pode ser no posto de atendimento do CadÚnico.

No momento do cadastro, a pessoa responsável terá que levar seu CPF ou Título de Eleitor original, além de levar cópias dos demais membros da família.

Os documentos podem ser:

  • Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento;
  • CPF e/ou Carteira de Identidade;
  • Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho
  • Se a pessoa for indígena, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

É importante lembrar que depois da entrega dos documentos, o responsável familiar ainda irá passar pela entrevista do CadÚnico para responder a uma entrevista social.