Publicidade

De acordo com a International Organization of Motor Vehicle Manufacturers (OICA), em 2020, a produção mundial de veículos de passageiros e comerciais leves foi de cerca de 78,6 milhões de unidades. No mesmo ano, a frota mundial de veículos motorizados de todos os tipos foi estimada em cerca de 1,4 bilhão de unidades.

O número de automóveis em circulação cresce a cada dia, com isso, são várias as situações cotidianas que necessitamos obter informações sobre um veículo, seja ela, quando estamos adquirindo ou quando nos deparamos com um veículo em situação suspeita.

Saiba mais…

Publicidade

Em muitos países, é possível consultar informações básicas de veículos por meio da placa, como a marca, modelo, ano de fabricação e cor. Essas informações são úteis, por exemplo, para verificar a autenticidade de um veículo que está sendo vendido ou para identificar o modelo de um carro em uma rua lotada.

Ainda, é possível consultar se um veículo possui multas de trânsito ou débitos pendentes por meio da placa. Isso é útil para quem está comprando um carro usado, por exemplo, para evitar adquirir um veículo com pendências financeiras.

Por outro lado, quando nos deparamos com veículos com características duvidosas, transitando de forma suspeita, é possível verificar se o carro foi roubado e comunicar as autoridades competentes, por meio da placa. Esse tipo de consulta é importante para ajudar na recuperação de veículos roubados e para combater o roubo de carros.

Abaixo listamos os melhores aplicativos que vão te auxiliar na busca por essas informações. É importante lembrar que o uso desses aplicativos devem ser feito de maneira responsável e ética, respeitando as leis locais de privacidade e proteção de dados.

Publicidade

AMÉRICA DO SUL

Existem vários aplicativos para consulta de placas de veículos na América do Sul, mas é importante lembrar que a disponibilidade e a precisão das informações podem variar de acordo com cada país e aplicativo.

Alguns exemplos de aplicativos para consulta de placas de veículos na América do Sul são:

  • Sinesp Cidadão (Brasil) – é um aplicativo brasileiro gratuito para consulta de informações de veículos e de pessoas. O aplicativo permite que os usuários consultem informações sobre veículos, como placa, marca, modelo, cor, ano de fabricação, situação legal, entre outras informações relevantes. Disponível gratuitamente na App Store para dispositivos iOS e na Google Play Store para dispositivos Android.
  • Registro Nacional de Vehículos Motorizados (Chile) – Para consultar placas de veículos no Chile, você pode acessar o site do Registro Nacional de Vehículos que é o órgão responsável pelo registro de veículos no país. No site, você pode inserir o número da placa do veículo na opção “Consulta de Vehículos” e obter informações sobre o veículo, como marca, modelo, ano de fabricação, situação legal, entre outras informações. Acesse https://www.registronev.cl
  • Runt (Colômbia) – é um aplicativo oficial desenvolvido pelo Registro Único Nacional de Trânsito (RUNT) da Colômbia, que permite aos usuários consultar informações sobre veículos a partir da placa. O RUNT é o órgão responsável pelo registro e gerenciamento de informações de veículos em todo o país. Para baixar acesse Google Play Store.

AMÉRICA DO NORTE

Na América do Norte, cada país tem seu próprio sistema de registro de veículos e, portanto, aplicativos específicos para cada país. A seguir, listo alguns exemplos de aplicativos para consulta de placas em alguns países da América do Norte:

  • NHTSA SaferCar (Estados Unidos) – o aplicativo oficial para consulta de placas de veículos dos americanos. Ele permite que os usuários verifiquem se um veículo foi alvo de recall e oferece informações sobre segurança e desempenho do veículo. Além disso, o aplicativo fornece dicas de segurança, alertas de trânsito e notificações de recall em tempo real. Disponível para download gratuito na App Store e Google Play Store.
  • My Service Canada Account – MSCA (Canadá) – é um aplicativo oficial desenvolvido pelo governo do Canadá para fornecer serviços online para cidadãos canadenses. Entre os serviços oferecidos, o aplicativo disponibiliza informações sobre registros de veículos, histórico de registros, multas e impostos pendentes. acesse My Service Canada Account (MSCA) – Canada.ca.
  • Mi Policía (México) – Com o aplicativo Mi Policía, os usuários podem consultar informações básicas sobre veículos registrados no México, incluindo dados sobre proprietários, modelo, marca, ano e status da placa. Além disso, o aplicativo permite que os usuários reportem veículos roubados ou desaparecidos. Baixe em Google Play Store.