Publicidade

Os cuidados com as plantas podem se tornar mais fáceis com programas identificadores de espécies. Por isso hoje queremos que você identifique plantas usando aplicativos.

No caso, esses aplicativos devem ajudar você a descobrir o tipo e quais são as cautelas necessárias.

As plataformas possuem bancos de dados com fotos e algumas informações básicas, sendo úteis durante passeios ao ar livre em regiões de florestas e campos ou mesmo para o cultivo em casa.

Publicidade

Por isso hoje decidimos trazer a dica de alguns aplicativos que podem te ajudar a cuidar das plantas de uma forma correta. Confira!

PlantNet

Começando agora falando do aplicativo PlantNet, que é dedicado a identificação de plantas não ornamentais ou provindas de horticulturas.

Dentro dele tem um banco de dados que auxilia no processo de identificação automática das plantas que o usuário fotografa.

Porque assim, o sistema analisa a imagem e informa sobre qual espécie se trata. Mas o banco de dados está em constante atualização conforme os utilizadores enviam suas imagens, de acordo com os desenvolvedores do aplicativo.

Publicidade

Ao tirar uma foto ela irá passar por um processo de análise para ela fazer parte do aplicativo. O uso do aplicativo pode ser mais eficaz quando a foto da planta for feita com um fundo uniforme, sem que haja interferências de outras espécies.

É possível realizar o download em Android e iOS de forma gratuita.

Seek 

Identifique plantas usando aplicativos

Já quando falamos do aplicativo Seek, estamos falando de um aplicativo que permite identificar plantas e animais ao seu redor por meio da câmera do celular.

A aplicação informa sobre a espécie do ser vivo e suas principais características e curiosidades. É possível ganhar emblemas ao longo da busca por novas espécies e também ao participar de desafios. 

Este aplicativo garante ser seguro para crianças, não sendo necessário efetuar cadastros e também não há coleta de dados do usuário. Importante dizer que o Seek foi desenvolvido por uma equipe da Academia de Ciências da California e da National Geographic Society.

Publicidade

A tecnologia de reconhecimento dos seres vivos se baseia em informações do iNaturalist.org. Podendo instalar em seu celular iOS ou Android e o aplicativo é gratuito para todos.

Continue lendo…

iNaturalist

Agora vamos falando do iNaturalist é um aplicativo de identificação de plantas que possui uma comunidade formada por mais de 400 mil cientistas e naturalistas de todo o mundo.

Os desenvolvedores do aplicativo garantem que os registros pessoais compartilhados pelos usuários.

Acabam sendo informações importantes para aumentar a base de dados científicos para os pesquisadores que trabalham no reconhecimento da flora.

Se usar esse aplicativo, ele te possibilita descobrir novas espécies, armazenar informações sobre as descobertas pessoais. Inclusive receber sugestões da comunidade científica sobre o que foi encontrado e compartilhado pelo aplicativo.

Além de discutir sobre as descobertas. Assim que quiser você pode baixar o iNaturalist em seu Android oi iOS gratuitamente.

NatureID

Por fim agora vamos falar desse identificador de plantas NatureID, que é mais uma opção para os aventureiros no mundo da botânica.

Quando você tira a foto de alguma espécie, o aplicativo identifica de qual planta se trata e informa seu nome.

Mas ainda te fornece também uma descrição com informações adicionais. Sobre a quantidade essencial de água, luz e fertilizante que a planta necessita para se manter saudável.

Mas você pode definir lembretes que notificam quando a planta requer cuidados. 

Além da identificação da espécie, o NatureID também consegue reconhecer o que há de errado com a planta. Alguns problemas causados por invasores podem ser constatados com o identificador de doenças.

Onde também emite um relatório com o possível tratamento adequado e recomendações de prevenção. Mas este aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.