Publicidade

A importância de praticar esportes é muito simples, pois ela contribui para uma vida saudável e melhora os mecanismos do seu corpo. Sendo assim, indicamos que você busque procurar um esporte que você goste, para então usar ele ao seu favor. Veja mais sobre a seguir!

Praticar atividade física ajuda na saúde?

Fique sabendo que importância da atividade física para a saúde, está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida. Pois ela reduz consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.

Desde a idade juvenil, considerando crianças de todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade, podem perceber a importância da atividade física para a saúde,  uma vez que tornam-se evidentes a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo.

Publicidade

Já para que alcançou a terceira idade, é recomendável a atividade física para evitar ou retardar os casos de Alzheimer, que atingem boa parte da população a partir dos 65 anos. 

Por contribuir com a redução ou controle de peso e ajudar no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea. A importância da atividade física para a saúde também se dá pelo auxílio na diminuição de ingestão de medicamentos.

Os benefícios para o fundamento do corpo

A importância de praticar esportes
A importância de praticar esportes

Benefícios da atividade física e contribuições para a saúde:

  • Reduz os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão;
  • Auxilia no controle da hipertensão arterial;
  • Ameniza o risco de desenvolver diabetes e controla a taxa de glicose no sangue;
  • Menores chances de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente quando a atividade física está associada a uma boa alimentação; 
  • O controle de peso, também atrelado a uma alimentação de qualidade;
  • Melhora os quadros de depressão, ansiedade, dentre outros problemas relacionados a transtornos psicossociais;
  • Ajuda as crianças na interação social, evita os quadros de obesidade infantil; 
  • Para os idosos, a atividade física contribui com a autoestima. Eles se sentem mais fortes, ativos e com disposição para realizar tarefas simples da rotina.

Benefícios da atividade física

Mas a atividade física também favorece nas questões emocionais, resultando em bem-estar, aumento da autoestima e energia para atividades do dia a dia. 

Publicidade

Boa parte dos frequentadores de academias estão mais preocupados com o aumento da massa corporal. Transmitindo uma melhor forma física e definição muscular.

Falando dos idosos, a prática regular da atividade física também melhora a flexibilidade, a postura e conservação dos ossos, importante para realização de pequenas tarefas no cotidiano.

Categorias de atividades

Exercícios aeróbicos: são exercícios com longa duração e pouca intensidade. Exemplos: caminhada, corrida, natação, dança, e outros esportes com o mesmo nível de exigência física. 

Exercícios anaeróbicos: são exercícios de longa duração e baixa intensidade. Exemplos: musculação, ioga e pilates.

Realizados de forma coletiva ou isolada, mas a importância da atividade física para a saúde é também manter o corpo em forma e resistente. Qualquer atividade que o submeta a uma movimentação regular e ritmada gera benefícios, desde que sua prática seja responsável.

Danos do sedentarismo

  • Risco de desenvolvimento de doenças cardiorrespiratórias.
  • Aumento de peso;
  • Risco de contrair resfriados por causa da baixa imunidade
  • Facilidade para desenvolver doenças psicológicas, como é o caso do transtorno de ansiedade; 
  • Problemas relacionados a fraqueza dos ossos, como artrite, artrose e osteoporose