Publicidade

Hoje em dia, se tornou a modalidade de pagamento mais popular no Brasil. Ele foi lançado Banco Central em 2020, Lançado já é o meio de transferência mais utilizado pelos brasileiros. Mas muitas pessoas tem dúvidas de como fazer pix. Então preparamos um passo a passo para te ajudar.

Como funciona?

O Pix, é uma forma de realizar transferências instantâneas que para funcionar, basta acessar a “Área Pix” do aplicativo do seu banco.

Quando você acessar o seu aplicativo, ele solicitará a confirmação que deseja entrar na área. A partir do momento que você aceita, será possível realizar as transações.

Publicidade

É grátis para cadastrar e usar?

A melhor coisa dele, é que para você usar ele, é totalmente gratuito e precisa fazer somente um cadastro.

Como fazer Pix
Como fazer Pix

Para pessoas físicas e MEIs, não é preciso pagar nenhuma taxa extra. Pode ter cobranças se caso as transações forem configuradas como comerciais.

Descubra: Como gerar QR Code?

Veja como cadastrar o Pix

Vamos agora aprender a como cadastrar no Pix. Confira o passo a passo a seguir:

Publicidade

Abra o aplicativo do seu banco

Primeiro para se cadastrar no Pix, você precisa abrir o aplicativo do seu banco, onde você mantém seu dinheiro.  Em seguida, você deverá procurar pela “Área Pix”.

Clique na “Área Pix”

Ao localizar o ícone da Área, então você deverá clicar nele para acessar.

A partir do momento em que você clicar e entrar neste ambiente. Poderá receber valores por meio do Pix, mesmo se não tiver cadastrado uma chave específica.

Cadastre uma Chave

Agora você irá cadastrar sua Chave. Ela pode ser seu CPF ou CNPJ, telefone celular, e-mail ou mesmo uma chave aleatória. Que é um código formado por números e letras gerado pelo sistema.

Descubra: Como dar um nó na gravata

Publicidade

A chave Pix é a sua identificação, que será utilizada na hora de realizar a transferência. Ou seja, no lugar dos dados da conta, você usará a Chave que escolheu.

Essa chave deverá ser única, portanto, se você utilizar mais de uma conta, no mesmo banco ou em instituições diferentes, terá que cadastrar diferentes chaves.

Quando posso usar?

Depois que você já cadastrou sua Chave, pode enviar e receber transferências instantâneas. Sendo possível realizar pagamentos com o cartão de crédito, já que seu banco transforma seu limite de crédito em dinheiro.

Fique atento, porque no caso do Pix com cartão de crédito, é cobrada uma taxa de juros que é definida pela instituição financeira. Cada banco tem a sua taxa. Outra forma de pagamento que o Banco Central tem trabalhado para lançar é o Pix Parcelado.Que funciona como um boleto que será descontado no dia programado.

Pode ser chamado também de Pix garantido, já que o lojista tem a garantia que o valor será depositado em sua conta.

Melhor chave para cadastrar?

A melhor chave quem escolhe é você. O que realmente importa é a sua segurança. Saiba que alguns bancos preferem que cadastre o seu CPF.

Esses bancos oferecem vantagens como um limite de crédito maior ou a liberação de um cartão de crédito.