Publicidade

Saiba que esperar por um bebê não é uma tarefa fácil e por essa razão você deve tomar alguns cuidados com a saúde.

Então para quem está passando por essa situação pela primeira vez, é necessário dar algumas dicas de como enfrentar esse período.

O corpo da mulher se modifica muito para poder gerar uma criança e os cuidados são diferentes antes, durante e depois da gestação.

Publicidade

Por esse motivo é muito importante destacar quais são os cuidados a serem tomados como os exercícios físicos, medir a pressão, ver corrimentos, comer direito e cuidar da pele.

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Sabemos que praticar exercícios físicos é importante em qualquer idade ou situação de saúde em que se encontra a pessoa. Pois a atividade vai se adaptar a situação que você se encontra, no caso na gestação é possível realizar, nem que seja apenas para movimentar o corpo ou melhorar a circulação sanguínea.

O nosso corpo acaba necessitando de estar sempre em movimento e de gastar o combustível que nossa energia produz. Não é diferente na situação da gestante, pois os cuidados com a saúde devem se manter principalmente nessa ocasião.

No caso da mulher que está gerando uma nova vida em seu ventre de modo que tudo que diz respeito ao corpo da grávida acaba interferindo no bebê. Desse modo, é muito importante que a mulher mantenha a sua saúde física em dia, para que não prejudique a gestação e a formação da criança.

Publicidade

Porém para as gestantes, a atividade física deve ser adaptada de modo que não se faça esforços além do normal e a depender da fase da gestação reduzir ainda mais a capacidade do treino. A mulher deve sentir que a atividade física está ajudando, mas que não sobrecarregue o seu corpo, que muitas vezes já pode estar com a barriga ao fim da gestação.

MONITORAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL

A pressão arterial pode variar por diversos motivos, o que pode vir a gerar riscos graves à saúde de quem possui essa pressão fora de controle. Em suma, são motivos para esse desregulamento:

  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Estresse
  • Álcool
  • Sódio
  • Hereditário 

Ainda, na maioria das pessoas a pressão arterial não causa sintomas e por essa razão é muito importante que a grávida mantenha o controle de medição.

O estresse ou parte hereditária podem fazer com que a gestante sofre desse problema e acaba nem percebendo que há esse risco.

Então é necessário manter os cuidados com a saúde e estar sempre medindo a pressão arterial para ver se está tudo ok com a mamãe.

Publicidade

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A alimentação equilibrada é um ponto fundamental para a mulher que está à espera de um bebê. Tudo porque o corpo humano precisa de certos nutrientes que somente uma alimentação saudável pode fornecer.

Se a pessoa que está carregando outra em seu ventre não possui as vitaminas e nutrientes necessários, a que está sendo gerada também não.

Então a mãe deve manter uma dieta equilibrada e livre de gorduras ou resquícios de comidas dispensáveis para que a gestação ocorra bem. Assim a criança vai receber da mãe aquilo que for necessário para o seu desenvolvimento saudável e certo.

Portanto, a mulher que está grávida deve manter os cuidados com a saúde e buscar equilibrar uma alimentação rica em nutrientes saudáveis.

CUIDADOS E OBSERVAR OS CORRIMENTOS VAGINAIS

Os corrimentos vaginais podem ocorrer por diversos motivos e muitas vezes nem são uma causa preocupante, especialmente para as gestantes. Muitas vezes as gestantes podem ter corrimentos vaginais sem indicar nenhum problema, no entanto, deve-se atentar a algumas características.

Observe os aspectos a se observar com a presença de corrimento durante a gravidez:

  • Alteração na cor
  • Cheiro
  • Consistência 
  • Coceira
  • Dor
  • Vermelhidão 

Todas essas características podem indicar que algo está errado durante a gestação, então tome cuidado com a sua saúde.