Publicidade

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Google Earth. Mas você realmente conhece todas as suas funcionalidades? De acordo com o próprio Google, essa é uma “plataforma de análise global baseada na nuvem, que permite aos usuários visualizar e analisar imagens de satélite de todo planeta”.

Aqui, já temos uma ideia do que o Google Earth pode fazer, mas ele é usado de formas muito mais abrangentes.

Organizações sem fins lucrativos e cientistas o utilizam para previsão de epidemias, no gerenciamento de recursos naturais, em pesquisas de sensoriamento remoto e muito mais!

Publicidade

Além de estar disponível para iOS e Android, desde 2017, o Google Earth ganhou uma versão para web para Chrome com novas ferramentas. Com este aplicativo de mapas em três dimensões, você pode viajar sem sair de casa! Conheça a seguir, quatro funções do Google Earth para te ajudar a explorar os seis continentes do nosso planeta.

1- Cartões de conhecimento

Sabe os antigos cartões postais? Com o Google Earth você consegue conhecer um pouco mais dos pontos turísticos mais famosos da Terra. Basta pesquisar por uma localização muita conhecida ou por regiões com esses pontos turísticos com imagens de satélite.

Com isso, você terá acesso a cards que apresentam um resumo do local, em qual país ele está localizado, a história e até mesmo o número de habitantes.

Você também pode clicar no texto se desejar saber mais informações.

Publicidade

2- Voyager

Talvez um dos recursos mais legais do Google Earth. Com o Voyager, você conhecerá o mundo por meio da curadoria de especialistas. Semelhante a uma viagem em tempo real, é possível realizar visitas “guiadas” em um país escolhido de acordo com temas, como, história, natureza e cultura.

Para utilizar esse modo viajante basta clicar no ícone da barra lateral esquerda por um timão, o volante de um navio. Então, uma página com os temas será aberta e você poderá selecionar qual deseja visitar e conhecer. Que tal conhecer os principais museus do mundo ou explorar capitais como Tóquio e Londres?

3- Explorar

Essa é a ferramenta mais básica do Google Earth. Você pode pesquisar por qualquer cidade, rua ou ponto específico para navegar pela região com a visão de cima ou utilizar o Street View – recurso exclusivo para o uso da plataforma na web.

Para acessar essa funcionalidade, basta clicar no ícone da lupa e digitar o que deseja encontrar. Depois que o mapa for carregado, você já terá a visão de cima da localização.

Caso queira utilizar o Street View, clique no desenho de um boneco no canto direito inferior da tela e depois, na região em azul que deseja ver e perto.

Publicidade

4- Voo 3D

Quer conhecer melhor os detalhes de um local? O voo 3D é a melhor opção! Além da visualização de cima, você conta com uma dimensão a mais, tendo acesso a uma visualização mais realista da região escolhida.

Se você pesquisar, por exemplo, a Torre Eiffel, você observará o monumento de diferentes ângulos e poderá conferir até mesmo as texturas das superfícies!

Para utilizar este recurso, lembre-se de deixar o ícone 3D ativado. Dessa maneira, todas as imagens de satélite serão carregadas em três dimensões de forma automática.

Você já conhecia todas essas funcionalidades do Google Earth? Qual é a sua favorita?

Veja também:
Olimpiadas 24: França