Publicidade

Saber de onde viemos é uma dúvida muito presente em nossos dias, para quem vive em um país de grande diversidade como o Brasil, que foi colonizado por povos de diversos cantos do mundo, se torna difícil saber a sua origem.

No Brasil, temos a maior colônia japonesa fora do Japão, a maior Italiana, fora da Italia e assim é com alguns outros países.

Com essa grande diversidade, para o brasileiro médio é muito difícil encontrar os registros e saber quem eram e de onde vieram os seus antepassados.

Publicidade

Mas é aí que a tecnologia colaborativa entra.

Espera, mas o que é Tecnologia Colaborativa? Bom, nada mais é que a tecnologia que é enriquecida com base na colaboração de vários usuários, ou seja, vários usuários, cada um colocando algumas informações de parentesco, aos poucos a rede fica enorme, e faz com que, qualquer um possa descobrir suas origens.

Na prática funciona da seguinte forma:

Aplicativo My Heritage

O My Heritage é um aplicativo grátis, que pode ser encontrado tanto para IOS (Iphone) quanto para Android.

Publicidade

Ele é considerado o maior banco de dados de registros do mundo, e para exemplificar, vou mostrar o meu caso, para mostrar como ele funciona.

Eu, ao criar minha conta, comecei do básico, coloquei o meu nome, meus pais, meus avós e bizavós.

Ao finalizar, automaticamente a ferramenta já me apontou algumas pessoas que também possuem os mesmos bisavós que eu, ou seja, parentes distantes!

Pela família de meu pai, cheguei ao meu trisavô, encontrei diversas famílias que possuem esse antepassado em comum, o melhor, é que é possível enviar mensagens a eles e saber mais sobre onde moram e quem são.

No meu caso, encontrei parentes na Italia, Argentina e em vários locais do Brasil.

Publicidade

Outras formas de saber.

Agora existe uma outra forma de descobrir seus parentes e sua origem, ainda mais precisa e mais segura.

Falando ainda do meu caso, a família por parte de minha mãe possui poucos registros, ou seja, não encontrei meus antepassados como na família de meu pai, para isso a ferramenta possui uma outra forma.

Teste de ancestralidade via DNA.

Chique né? o mais legal é que é muito simples, você deve comprar o teste online, no próprio app, e eles vão lhe enviar um kit, com tudo explicado, e por meio da saliva que você vai depositar, eles vão descobrir várias coisas sobre você.

1- Descobrir parentes distantes: Por meio do teste, vai ser possível encontrar, mesmo sem registro de documentos.

2- Suas origens: 40% Nativo, 20% Europeu, 10% asiático 30% africano? enfim, o aplicativo vai lhe apresentar EXATAMENTE suas origens, quais povos, quais regiões do mundo, é incrível!

3- Quem sabe descobrir uma linhagem importante, como de um rei ou alguém muito importante.

4- Descobrir características especiais, como saber quais alimentos são melhores ou piores para o seu DNA.

5- Buscar uma possível cidadania:

Vantagens de conhecer seus antepassados:

Já pensou, descobrir que você por ser descendente de italianos, portugueses, espanhóis ou alemães tem direito a cidadania desse país? ou seja, ter direito a um passaporte, e morar no país de forma LEGAL?

Essa é uma informação que muitos buscam nesse aplicativo, descobrir informações que possam fazer com que sua cidadania Europeia seja válida.

Os países são vários, e basta encontrar o antepassado que já é legalmente possível iniciar o processo, claro que, nesse caso, o processo não é feito no aplicativo, e sim diretamente no consulado ou por meio de advogado ou empresas especializadas.

Mas vale deixar o ponto como importante, pois no Brasil, milhares de descendentes de imigrantes possuem esse direito e não o utilizam.

E aí, gostou das dicas? corre, baixa o app e comece a descobrir sobre seu passado!