Publicidade

Sabemos que hoje em dia tem muitos esportes sendo praticados cada vez mais, então hoje trouxemos um esporte que ele é individual, muito radical e ele é praticado no mar.

Sendo assim, podemos começar dizendo que no Surfe, o desafio é se manter o maior tempo possível em pé sob uma prancha, deslizando sob as ondas e realizando muitas manobras radicais, com diversos níveis de dificuldade.

Ainda não se sabe o correto de quando se surgiu o Surfe, mas com poucos relatos que temos, alguns dos historiadores defendem a ideia de que surgiu nas Ilhas Polinésias quando os nativos saiam para pescar, assim para voltar mais rápido à terra firme, deslizavam com seus barcos através das ondas.

Publicidade

Então assim, com o passar do tempo esta atividade acabo tornando, um hábito entre estas civilizações. Outras teorias defendem a África ocidental como o berço do surfe.

Logo em seguida, os reis das ilhas do Hawai passaram a praticar este esporte com pranchas feitas de madeira retiradas de árvores locais.

E foi também no Hawai que o surfe se tornou uma cultura, para muitas pessoas. Mas, com a chegada dos europeus as ilhas em 1778, o surfe, assim como todos os traços culturais dos nativos foram sendo oprimidos.

No inicio do século XX, o surfe ressurgiu aos poucos, devido ao interesse dos estrangeiros em aprender o esporte. Em 1908 foi fundado o clube “The Hawaiian Outrigger Surf and Canoe Club”.

Publicidade

Podemos dizer que esse esporte se tornou muito conhecido, através da divulgação de um campeão olímpico de natação do Havai, então esse esporte ficou conhecido graças ao Duke Kahanamoku.

Tudo aconteceu, aproximadamente no ano de 1920 onde começaram a surgir os primeiros campeonatos nos Estados Unidos, na Califórnia.

A fabricação da primeira prancha, foi a prancha de fibra, fabricada na data de 1949 e foi feita por Bob Simons.

A partir de 1960 o Surfe ou Surf, se tornou um esporte profissional. Hoje a ASP (Association of Surfing Professionals) é quem realiza e organiza o circuito mundial de Surfe.

Podemos dizer que atualmente, alguns surfistas desafiam a natureza ao procurar as maiores ondas para surfar.

Publicidade

Chamada como a modalidade tow-in. Para chegar a essas ondas, são puxados com um jet sky até essas ondas gigantes, que podem ultrapassar os 20 metros de altura.

As linhas do surfe são:

  • Clássica – dá mais importância ao estilo em detrimento à força.
  • Moderna – dá mais importância à força e a radicalidade do que o estilo

As manobras mais radicais do surfe são:

  • Tubo – o surfista fica envolto pela onda, “dentro” dela.
  • Aéreo – o surfista usa a onda como rampa, alçando vôo e “pousando” novamente sob a água.

Outras manobras são: 360°, cut-back, rasgada, cavada, batida e floater.

O surfe pode ser praticado por crianças a partir de 5 anos, desde que saibam nadar.

Então se ficou interessado no esporte e deseja praticar ou até mesmo que colocar seu filho(a) para fazer, aproveite para começar o quanto antes, pois quanto mais praticar mais irá se aperfeiçoar, podendo virar o melhor surfista do mundo.