Publicidade

Vamos falar sobre o Basquetebol, ou simplesmente Basquete, ele é um esporte coletivo pratico entre duas equipes.

Sendo jogado apenas com uma bola, onde o objetivo do jogo é fazer com que a bola acerte o cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra.

Atualmente, o basquete é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo. Praticados nas escolas e m dos esportes mais praticados nas aulas de educação física.

Publicidade

Criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith. Esse esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol.

Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado a isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos.

Regras do Basquetebol

Com já falamos o basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente á sua equipe. Dentro da quadra tem dois cestos, um de cada lado da extremidade da quadra a 3,05 metros do chão.

O local onde está o cesto é chamado de tabela. Para ganhar o jogo a equipe tem que fazer o mais número de pontos. Note que os pontos variam segundo o local de arremesso.

Publicidade

Ou seja, para lance livre é somado um ponto, do contrário, dois pontos são somados ao placar. Os pontos feitos quando os jogadores estão próximos da linha de três, são somados 3 pontos.

A prática do jogo é dividido em 4 tempos, sendo 10 minutos para cada. Ele está baseado em batidas, passes de bola e posições de defesa e ataque.

Os passes de bola podem ser: passe com a mão, passe de peito, passe picado, passe de ombro e passe por cima da cabeça. Já os arremessos mais utilizados são a bandeja e o jump.

As chamadas “enterradas” ocorrem mediante um salto e a colocação da bola no cesto. Note que os jogadores não podem dar mais de dois passos com a bola nas mãos. Antes disso, ele deve passar para o colega do time.

Faltas

Quando esta acontecendo o jogo de basquete um jogador não pode fazer mais que 5 faltas. Se isso acontecer, ele está fora do jogo. As faltas podem ser cometidas quando há:

Publicidade
  1. contato ilegal entre os jogadores;
  2. agressões entre jogadores;
  3. comportamentos antidesportivos.

Jogadores

O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada. Dentre ele são classificados em armadores, extremos e postes.

Quadra

Podendo ser jogado em uma quadra fechada ou no ar livre. Independente as duas são dessas dimensões de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. No mínimo ela apresenta um comprimento de 26 metros por 14 metros de largura.

Quadra de basquetebol

A quadra de basquetebol apresenta diversas linhas e marcações:

  1. Linhas Laterais: delimitam o espaço de jogo.
  2. Linha Central: localizada bem no meio da quadra, ela divide o espaço total em dois iguais.
  3. Círculo Central: acima da linha central está um círculo desenhado bem no meio da quadra que possui cerca de 3,6 metros de diâmetro.
  4. Linhas Limites: também delimitam o espaço de jogo, no entanto, estão localizados atrás dos cestos.
  5. Linha de Lance Livre: localizada mais próxima do cesto e de maneira frontal os jogadores lançam a bola.
  6. Linha de 3 pontos: linha circular localizada a 6,75 metros de cada cesto. Recebe esse nome, pois os lances desse local valem 3 pontos.