Publicidade

A glicose, também muito conhecida como açúcar, é uma importante fonte de energia para nós e todos os seres vivos. Ela é adquirida por meio da alimentação e denominamos de glicemia seus níveis em nosso sangue. A concentração de glicose em nosso corpo é regulada por dois hormônios produzidos no pâncreas: a insulina e glucagon.

Enquanto a insulina é responsável por garantir que a glicose entre nas células, diminuindo assim o seu nível no sangue, o glucagon apresenta a ação contrária ao fazer com que a reserva de açúcar seja quebrada e seus níveis no sangue aumentem.

Ter um nível muito alto ou muito baixo de açúcar no sangue é prejudicial à saúde. Então, para manter a glicose no nível adequado, você pode:

Publicidade
  • Evitar refrigerantes;
  • Reduzir ao máximo a ingestão de doces, chicletes, chocolates e balas;
  • Incluir frutas e verduras em seu cardápio;
  • Procure se alimentar de 3 em 3 horas para que você consuma uma menor quantidade de alimentos por vez;
  • Aumente sua atividade física diária.

Quem sofre com alguma doença relacionada a glicose, precisa ter um cuidado extra com seu nível de glicemia no sangue. A possibilidade de uma vida tranquila, mesmo com uma doença como a diabetes, por exemplo, é uma realidade. Mas, para isso, é preciso que os pacientes procurem praticar exercício físico, se atentem a alimentação e façam o acompanhamento frequente dos níveis de açúcar no sangue; intercalados por medicamentos, se necessário.

Cuidar da saúde é uma prioridade e, com a tecnologia, é mais fácil manter esse cuidado constante; já é possível medir o nível de glicemia no sangue por meio de aplicativos no celular. Confira abaixo algumas opções:

  1. FreeStyle LibreLink

O FreeStyle já era um nome conhecido por comercializar um sensor usado no braço que ajudava a checar a glicemia em tempo real com um leitor. O sistema foi aprimorado e agora é possível contar com um app para tal atividade.

Agora, basta baixar o aplicativo gratuitamente no celular e aproximar o aparelho do sensor para ver como anda sua taxa de açúcar no sangue.

Publicidade

Android | iOS

2. MySugr – Diário de Diabetes

Com a estimativa de hbZ1c, rastreador de carboidratos e glicemia, calculadora de bolus e outras opções você consegue fazer o controle de açúcar em seu sangue. Este é um app indicado para pessoas com diabetes tipo 1, tipo 2 ou gestacional.

Android | iOS

3. Diabetes Connect

Publicidade

Com esse app você consegue registrar de forma prática os dados relacionados a diabetes, como, controle de refeições, injeções de insulina, medicamentos e, claro, medir seu nível de açúcar no sangue. Ele é indicado para quem apresenta diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

Android | iOS

4. Glic

Este é um app recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes e, com ele, você poderá contar com um cálculo automático da dose de correção do seu índice glicêmico. Para isso, basta informar o seu índice e depois, especificar quais alimentos foram ingeridos durante o dia. O Glic vai fornecer um relatório completo com gráficos diários de glicemia, contagem de carboidratos e muito mais.

Android | iOS

Lembre-se de mesmo com toda a tecnologia, é recomendado que o médico especializado seja consultado com frequência.

Viu só quantas opções para te ajudar no cuidado com a saúde? Teste os aplicativos e nos conte como foi sua experiência.